Marca de maquiagem cria programa de reciclagem de embalagens

01-11-2011 21:06

 

Uma estatística de empresas do setor de cosméticos revelou que, em média, uma mulher possui doze tipos diferentes de embalagens de maquiagem, entre potinhos, bastões e suportes para batons.

São tantos os resíduos desse setor que a marca Origins, que usa apenas ingredientes de origem vegetal e mineral em seus produtos, lançou uma campanha de recolhimento de potes de blushes, bastões de máscaras para cílios e demais recipientes de maquiagem para serem destinados à reciclagem.

A maioria das embalagens, geralmente sujas com restos de pó e tintas, forma uma combinação plástica que dificilmente é enviada para a reciclagem. Por isso, pode-se dizer que o segmento está longe de ser um exemplo em reaproveitamento.

O programa “Volta para o Programa de Reciclagem da Origins” abre para as clientes a possibilidade de devolver às lojas da marca suas embalagens vazias (inclusive de outras empresas), o que acaba aumentando o vínculo da marca com a consumidora. Os recipientes são coletados e enviados a uma central, onde serão reciclados e transformados em novas embalagens ou processados em usinas geradoras de energia.

A empresa, que por enquanto não está presente no Brasil, anunciou ter recolhido mais de 17 mil quilos de embalagens nos Estados Unidos, Canadá, Cingapura, Hong Kong, Taiwan, Reino Unido e Malásia e considera estender o programa para outros países.